ANADIA VAI TER REDE LOCAL DE PERCURSOS PEDESTRES
A candidatura apresentada pelo Município de Anadia ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, no âmbito do GAL Rural da Região de Aveiro – “Renovação de Aldeias”, foi aprovada. Denominada “Anadia Walking Trails”, esta rede local de percursos pedestres representa um investimento que ronda os 200 mil euros, financiado pelo PDR em 80 por cento.
A candidatura contempla a criação e georreferenciação de traçados, a limpeza e beneficiação de percursos, a instalação de seis caches de geocaching por percurso, a toponímia, a divulgação das rotas, a criação de um vídeo promocional do “Anadia Walking Trails” e o desenvolvimento de uma aplicação web para dispositivos móveis. O projeto inclui seis rotas em vários pontos do concelho: Rota do Poeta/Trilho Vale do Boi (Moita), Rota do Espumante e do Azeite/São Domingos (Moita), Rota de Pedralva e São Lourenço do Bairro (São Lourenço do Bairro), Rota do Espumante (União das Freguesias de Arcos e Mogofores), Rota de Algeriz (Vila Nova de Monsarros) e Rota da Lagoa de Torres e Vilarinho do Bairro (Vilarinho do Bairro). Cada rota tem uma extensão aproximada de dez quilómetros.
O “Anadia Walking Trails” é apresentado como um instrumento importante para a reabilitação, preservação e divulgação do espólio cultural, histórico, paisagístico e ambiental do concelho de Anadia. Pretende-se ainda que seja um complemento a diversas infraestruturas e a equipamentos desportivos já existentes num município fortemente ligado ao desporto.
09 março 2020